Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E quando uma criança é diagnosticada com TEA, muitas vezes tudo passa a girar em torno disso. Como se fosse só o que ela representa. Uma criança JAMAIS poderá ser resumida em um diagnóstico. Ela É e merece muito mais. Mais oportunidades, mais vivências, mais acolhimento, mais respeito.     
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    O transtorno do espectro autista (TEA) é descrito como alterações complexas no desenvolvimento neurológico, as quais acarretam em prejuízos, sobretudo funcionais, de ordem multifatorial.

    A prevalência do TEA é de uma em cada 160 crianças, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que pode ser até 4x mais frequente no sexo masculino. Normalmente, o início dos sintomas ocorre anteriormente aos 3 anos de idade, sendo de extrema importância o rastreio precoce de crianças entre 6 a 24 meses, já que os níveis de comprometimento neurológico podem apresentar-se de distintas formas.

    Há um consenso na literatura como características preponderantes, a presença de déficits na comunicação e interação social, hipo ou hiper-
reatividade a estímulos oferecidos, padrões comportamentais, com traços restritos e repetidos.

    Além disso, não é incomum depara-se com atraso e/ou regressão motora, epilepsia, distúrbios do sono, anormalidades imunológicas, sensoriais e gastrointestinais. Sendo que, estas últimas costumam ser quatro vezes mais prevalentes em crianças com TEA.

    Apesar de a sua etiologia permanecer desconhecida e exames laboratoriais serem apenas sugestivos, até o momento, para realização do diagnóstico, estudos têm cada vez mais revelado que os fatores ambientais, psicossociais e biológicos podem influenciar significativamente na sintomatologia e desfecho apresentados por essas crianças.

    Para a realização do diagnóstico é preciso considerar a presença de manifestações comportamentais, investigadas à partir de anamnese clínica detalhada sobre a rotina e estereotipias apresentadas pela criança, sendo, referencialmente, realizada em consulta com pediatra, por meio da utilização de ferramentas de rastreio, como por exemplo, Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), a qual se tornou obrigatória através da Lei nº 13.438, de 26 de abril de 2017, para crianças entre 16-30 meses, e presente na 3ª edição da caderneta da criança.

    Hoje é um dia importante. Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Dia também para refletir sobre o quanto é fundamental a intervenção precoce (minha área de atuação), o quanto pode ser um divisor de águas nas vidas dessas famílias. 

    Quando uma criança é diagnosticada com TEA, muitas vezes tudo passa a girar em torno disso. Como se fosse só o que ela representa. Uma criança JAMAIS poderá ser resumida em um diagnóstico. Ela É e merece muito mais. Mais oportunidades, mais vivências, mais acolhimento, mais respeito. 

    Dito isso, meu desejo não só para esse dia, é que possamos sempre buscar o melhor dentro dos nossos corações (pessoal e profissional) para proporcionar tudo o que essas famílias precisam.

 

 

Referências

Barnhill K, Gutierrez A, Ghossainy M, Marediya Z, Marti CN, Hewitson L. Growth status of children with autism spectrum disorder: a case–control
study. J Hum Nutr Diet. 2016; 30, 59-65.

BRASIL. Lei Nº 12.764, de 27 de Dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF, 2012.

DOUBRAWA D, MENEZES KAS. Importância do diagnóstico precoce do autismo: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development.2023; 9(6): 19884–19892.

GUEDES TAL. Instrumentos de uso livre para rastreamento/triagem e classificação de Transtorno do Espectro do Autismo. Universidade aberta do SUS. Universidade Federal do Maranhão. São Luís: UNA-SUS; 2021.

LEVY SE, WOLFE A, COURY D, et al. Screening Tools for Autism Spectrum Disorder in Primary Care: A Systematic Evidence Review. Pediatrics. 2020; 145(1): S47–S59.

Vartanian C. Overview of Nutritional Therapy for Autism Spectrum Disorder. NEUROBIOL. 2020; 24: 527-534.

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Nathália Sorrini Fujita

Nutricionista Neuropediatra e Escritora

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