21/03: Dia dedicado às pessoas com T21
A origem da nomenclatura “Síndrome de Down” veio do médico inglês John Langdon Down. Apesar de não ser esta a relação, down em inglês significa “baixo”, “para baixo”, o que pode submeter a uma forma não muito gentil de se referir às pessoas com essa alteração genética. É uma questão de mudanças de hábito e comportamento. (ainda bem).
A Trissomia do Cromossomo 21 é exatamente uma cópia a mais deste cromossomo, o que faz com que apresentem algumas características típicas da síndrome: olhos amendoados; estatura mais baixa; redução do tônus muscular; facilidade de ganho de peso; etc.
Eu tenho uma história antiga com esses anjinhos de olhos amendoados. Minha atuação com crianças deficientes se iniciou através deles. Pela primeira vez em uma APAE. E ali já sabia até para onde seguiria como próximos passos. Sou dessas pessoas conectadas com o Universo, que acredita nessas coisas. De estar no lugar certo, com as pessoas certas. De lá para cá já foram muitos e muitos bebês, crianças e famílias que passaram por mim.
Hoje é dia celebrar a vida delas, dessas famílias tão queridas. É dia também para refletir sobre a importância da inclusão social, conscientizar sobre o estigma e preconceito que vivenciam diariamente, de aumentar suas possibilidades para serem quem quiserem ser.
A ideia das meias coloridas, divertidas e trocadas é uma forma lúdica e brilhante para simbolizar a DIFERENÇA. Todos nós fazemos parte dessa diferença, de alguma forma, basta se permitir enxergar, SER pertencente. 💙💛💙
É um convite também para falar e trazer ainda mais relevância para o tema. Garantir acesso igualitário à educação, saúde e cuidado especializado, para que possam alcançar seus potenciais MÁXIMOS.
Vamos abraçar essa ideia também?! 👊🤝
Referências
Mistério da Saúde. Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down. 2013.